O tratamento clínico do ceratocone depende da severidade da doença que pode ser classificada como moderado, avançado e grave. As lentes de contato que têm sido mais utilizadas são as lentes rígidas gás permeáveis (RGP) por possibilitar melhora da correção visual. Porém, existem casos em que a adaptação de lentes é mais difícil, principalmente em pacientes intolerantes ao uso de lentes rígidas e/ou padrão de adaptação ruim, o que pode impossibilitar o uso das lentes. Os desenhos das lentes rígidas gás – permeáveis evoluíram e hoje permitem uma solução para cada caso. As lentes multi curvas são uma grande opção, permitindo adaptações com correções mais precisas.
A lente de contato não cura e nem estabiliza o ceratocone. Ela simplesmente consegue dar uma melhor visão por atuar regularizando a superfície do olho.
As lentes de contato gelatinosas podem propiciar visão aceitável e conforto para os pacientes com ceratocone, provando ser um auxílio visual útil.
Lentes Esclerais
As Lentes Esclerais são lentes de contato especialmente desenvolvidas para pessoas portadoras de anomalias na córnea como a síndrome do olho seco, córneas irregulares, incluindo traumas corneanos, degeneração marginal pelúcida, ceratoplastias penetrantes, pós LASIK e cirurgia refrativa radial e principalmente o Ceratocone.
Copyright © 2022. Clínica do Olhar. Todos os direitos reservados.